Cientistas da Universidad Carlos III, em Madrid, Espanha, desenvolveram uma camiseta “inteligente” que serve para monitorar sinais cardíacos e vitais de pacientes. Ela contém sensores que detectam dados como temperatura do corpo, batimentos cardíacos e outras funções corporais que são vitais.
A camiseta também servirá para monitorar em que local específico está o paciente. A tecnologia pode até determinar se a pessoa está sentada, deitada, em pé ou se movimentando.
Com a ajuda de um sistema de gestão de informações, que guarda os dados para análise, o sistema pode monitorar, por exemplo, como o nível de atividades físicas podem afetar a qualidade de um eletrocardiograma, de acordo com o site TG Daily.
Segundo a equipe, o sistema ainda é um protótipo, mas, quando aperfeiçoado, poderá ser usado para realizar pré-diagnósticos sobre anomalias cardíacas em atletas. Uma outra aplicação muito útil poderá ser utilizada: o “telediagnóstico”, que permite ao médico fazer o monitoramento de pacientes que estão em casa, o que reduzirá o tempo em que eles precisam permanecer no hospital.
E as vantagens não param por aí: o sistema possui um alarme, que é ativado quando os parâmetros pré-estabelecidos excedem os limites. Ele é ativado quando, por exemplo, a temperatura do corpo sobe para mais de 38ºC ou quando os batimentos cardíacos ultrapassam a barreira dos 100 por minuto.
“Esses alarmes podem ser modificados pelos médicos, para ajustar as necessidades específicas de cada paciente. Sempre que um dos alarmes dispara, uma mensagem aparecerá na tela e um SMS também pode ser enviado para o médico responsável ou a equipe do hospital que está mais próxima do paciente, naquele momento”, explica um dos desenvolvedores.
Fonte: http://r5noticias.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário